quarta-feira, 15 de maio de 2013

Que tipo de tinta usar?

Meninas, vocês pediram um post sobre carimbeiras, tintas e o que usar com os seus carimbos.

Eu estava pesquisando carimbeiras para comprar e achei esse fabuloso artigo da ScrapJackie falando exatamente sobre isso.

Então gostaria de compartilhar com vocês dando os devidos créditos, pois o artigo dela é muito útil e cai direitinho no que precisamos.

Eu só queria adicionar um item:

TINTA

Sim, carimbar com tinta de PVA é muito legal, principalmente em madeira. No papel ela demora a secar e dá um efeito de marca d´água com o contorno marcado. Mas na madeira fica espetacular. Se você quer fazer algum trabalho em madeira, uma caixa ou outra coisa, você pinta a caixa e depois carimba por cima. Para limpar é fácil: água...só!





Carimbeiras: Você sabe qual usar? - By Jackie Monteiro

E-mailImprimir
São tantas as opções hoje de carimbeiras, que muitas pessoas não sabem para que elas servem, qual usar, enfim, aqui você vai saber o uso de cada uma para que possa escolher a que melhor se adapte ao seu trabalho. 


Vamos diferenciar em primeiro lugar as mais usadas – pigment ink (à base de pigmento) e water ink (à base de água) - a pigment ink como é uma tinta que demora mais a
secar, é ideal para técnicas de emboss, e a water ink para técnicas de carimbo simples, pois elas secam muito rápido.
Então vamos a elas:
Pigment Ink ou Carimbeiras com Pigmento - (Colorbox, Pretty Color, Versa Color)
Carimbeira de secagem lenta, ideal para emboss, uso em superfícies porosas como papel, possui ótima cobertura. 

Solvent Ink (Stázon)


Carimbeira ideal superfícies não porosas tais como vidro, foto, acrílico, transparência e acetato. Secagem rápida. Não indicada para papel ou emboss.

Watermark Stamp (Versamark ou Top Boss)


Carimbeira transparente de secagem lenta, própria para papel e para as técnicas de emboss, resist e marca d’água. Também vendida em forma de caneta.
No caso da Top Boss Clear, preste atenção ao comprar se realmente é a clear, existe uma versão que é a “tinted” essa não é transparente, ela é rosada e não fica boa com a maioria das técnicas que pedem carimbeira transparente.

Essa carimbeira a base de água é própria para dar efeito envelhecido nos trabalhos, muito usada para “sujar” bordas de papel ou foto, deu origem a técnica de mesmo nome. Não é indicada para carimbo simples.
Chalk


O chalk não é propriamente uma carimbeira na verdade a versão de pó (foto1) serve para algumas técnicas com carimbo para colorir o desenho carimbado ou as bordas do papel, sua coloração é suave, a 2ª. já mais no formato de carimbeira, é bem liquida, também usada para colorir bordas do papel, também deu nome a uma técnica que significa “sujar as bordas” do trabalho dando um acabamento mais bonito. Na versão acima, as pétalas saem da base.
   


Crafters (Pigment Ink)

Carimbeira a base de pigmento, pode ser usada em papel mas é ideal para uso em tecidos (pode ser lavado depois de seco) e madeira.

Glue Pad


 
Carimbeira com cola, própria para aplicações de glitter e micro beads (miçangas)
Essas são algumas das carimbeiras mais usadas hoje, existem mais marcas e formatos, mas essas na minha opinião são as mais encontradas no mercado.
por Jackie Monteiro

6 comentários:

MIRELA Scrap Life disse...

Adorei as dicas ..... bjusss

Rose Marques do Blog Scrap la Vie disse...

Valeu!!!!
bjs

Gabriela Simon disse...

Gostei Lu!!!
beijos

Anônimo disse...

obrigada, muito útil, Maggy barker

Anônimo disse...

Pode se usar tinta da china nos carimbos?

Anônimo disse...

Podemos utilizar um carimbo de papel em madeira?
Eu usei e no dia a seguir estava borratado, como se a tinta estivesse escorrido e não se percebia o que estava escrito...
Há alguma dica?
Obrigada!