sábado, 8 de janeiro de 2011

PAP - Cartão de Balões com Distress Ink


Olááááá ao pessoal do Clube do Carimbo!!!!

Recebi um convite muito fofo da Lu Gomes para contribuir com um PAPzinho para este blog tão interessante que acaba de nascer que é o CLUBE DO CARIMBO.
Então trago para vocês um tutorial ensinando a técnica básica de colorir o papel com as carimbeiras Distress Ink, que foi primeiramente publicado no meu blog no projeto AVEC KARINE, cuja proposta é explorar uma técnica ou material de scrap por mês.

Vamos falar então sobre as carimbeiras tipo DYE INK, ou traduzindo, de tinta de tingimento, das quais a mais conhecida é a Distress Ink da Ranger Industries. Até um ano atrás, eu olhava essas carimbeiras com muita desconfiança, achando que era muita frescura comprar aquela carimbeira cara e enorme quando aquelas mini chuchuquinhas da Color Box me serviam tão bem. Até que topei com uma série de aulas em vídeo da incrível Jen McGuire no site Two Peas in a Bucket, chamadas Thinking Inking , e foi paixão total. Essas aulas são um tesouro de técnicas muito legais, especialmente as da Jen!



Gente, essas carimbeiras não são comuns, tipo passa no carimbo e bate: foram feitas para colorir tudo que se pode imaginar, com uma qualidade tão boa que, quando você aprende a usar corretamente, não enxerga a marca da esponja no papel, num efeito esfumado artístico e simplesmente perfeito.
E quando eu falo em colorir tudo, quer dizer: papel, flores, tecidos, fotos, transparência, carimbos... é o máximo!!! Um exemplo super interessante: bater um pouco a carimbeira em uma transparência e borrifar um pouquinho de água para usar a tinta como se fosse aquarela para pintar carimbos. Aqui tem um exemplo da Chris, do design team da Magnolia, que usa a tinta das carimbeiras Distress não só para criar fundos, mas também para pintar Tildas.

O modo básico de usá-las é com um aplicador que parece um carimbo com um velcro, ao qual se adere uma esponjinha muito macia. Esses materiais são da Ranger Industries, não são demasiadamente caros, mas pode-se obter um ótimo efeito com aquelas esponjinhas de pó-de-arroz que se vende na farmácia. Aqui o aplicador:



Vou demonstrar aqui a técnica básica com um PAPzinho de cartão:


Aqui estão os recortes posicionados do cartão que eu fiz, colorindo o fundo bege claro com as carimbeiras Distress Ink (azul - Broken China) e Adirondack Earthtones (mostarda - Butterscotch) e sombreando as bordas com Distress Ink (marrom - Walnut Stain).



Primeiro testei em um pedaço de papel para ver se o azul não ia esverdear demais, o que me fez decidir passar primeiro o azul, deixando uns "buracos", onde depois apliquei o amarelo, e por último fiz as bordas marrons.



Coloque o papel que deseja colorir sobre um papel de rascunho. Pressione o aplicador na almofada da carimbeira, com mais força se for preencher o fundo, e mais suavemente se for apenas trabalhar as bordas. Aperte o aplicador contra um papel de rascunho e gire-o para tirar o excesso, e então vá aplicando sobre o papel fazendo movimento circulares, assim não ficarão marcas do aplicador, só o efeito esfumaçado. Se ficar em dúvida, faça alguns movimentos circulares primeiro no rascunho para tirar a primeira carga forte de tinta.

Agora é só aplicar alguns carimbos, colar os elementos e colocar os detalhes finais:


Dica: não jogar as esponjinhas fora. Use-as sempre para a mesma tinta, ou então lave-as com água e sabão depois de usar, eles continuam perfeitas!
Sugestão: comprar inicialmente, como sugere a Karine Cazenave, as cores preta e/ou marrom para ver se você curte, e que são as cores que dão mais "fechamento" aos layouts. Se curtir, esbalde-se com as cores que desejar. Marcas que eu já comprei e gostei: Distress Ink da Ranger, Adirondack da Ranger e Hero Arts Shadow Ink, da Hero Arts.

Espero que curtam essa experiência colorida, foi um grande prazer compartilhá-la com vocês aqui no Clube do Carimbo!

Grande abraço,

Bi Medeiros

19 comentários:

Viviane Matos {Vika} disse...

Nossa, amei! Não uso Distress Ink ainda, mas fiquei doida pra usar!
Beijos

Ana Yamamoto (Aninha) disse...

Adorei!!!
Minha tia está nos EUA e acabei de pedir pra ela trazer algumas carimbeiras Distress Ink pra mim!!!
Bjo

Mariza Sales disse...

Bi querida, obrigada por tanta generosidade. Eu comprei 2 carimbeiras dessas Distress Ink, mas não sabia usar. Fiquei pensando porque eu comprei essas coisas tao caras quando as pequenas era muito melhor. rsrsrrsrsr. Agora ja sei. Vou fazer como ensinou e depois te mostro. Valeu amiga. Ficou fofo o cartão e mais uma vez obrigada. Bjos
Mariza Sales

noemi disse...

Amei as dicas! Parabéns!

Lolô Artesanato disse...

Eu já tinha visto o cartão no seu blog e ficou simplesmente divino!
nunca usei e por aqui nao se encontra para comprar, mas qq hora dessa q tiver com um $$, vou comprar uma pra testar!
bjsss e obrigado por compartilhar
Leila

ARTES ANDRÉA PRADO disse...

Adorei a dica.Parabéns!!!
bjsssss

Lu Gomes disse...

Bi, obrigada pela dica. Estou doida atrás da esponjinha em formato de pizza, mas ainda não encontrei. Nessa semana irei numa perfumaria perto de casa. O céu com os balões ficou muito perfeito, tem razão, as carimbeiras não mancham, ficam lindas!

Bjs e obrigada novamente.

Luciana disse...

Nossa, que efeito legal que sai dessa milagrosa carimbeira!
Sabe que ainda não tenho muita afinidade com as ferramentas de scrap, mas estou me encantando por essa arte (graças a você!)!
Beijo

Mariza Sales disse...

Amiga, como chama essa ferramenta que tem uma esponjinha parecendo uma pizza? Grata Bjos Mariza

Sabrina Mix disse...

Oi, Bi!

Adorei o PAP! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

Beijos e sucesso!!!

MEU SCRAP BLOG: http://www.scrapmix.com.br/blog

MIRELA Scrap Life disse...

Adorei o tutorial ..... bjusss

Susan Tatiana disse...

Adoro tudo que vcs postam... To doida pra conseguir esse aplicador e essas carimbeiras... são mesmo maravilhosos...
Vlw pela dica e é claro pelo PAP.. muito lindo!!!
Kisses da Su...

Maristela Rodrigues disse...

Adorei as dicas das carimbeiras.Vou tentar adquirir esses materiais.
Adorei o clube, tudo muito caprichado e com muito carinho.
Bjks

Paula disse...

Obrigado pelas dicas :D
Adorei.
Beijos

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oiiii meninas!!!!

Tudo bem??

Bibi, adoro suas aulinhas!!! Muito obrigada!!!

Beijocassssssssssss
Gisela

TIA ZOCA disse...

Adorei as dicas! BJKS

Nana Nassar disse...

arrasou amiga! lindo!!

Marcia disse...

Adorei esse cartão com os balões, vc pode me dizer como fez os balões?

obrigada

Márcia

marina guimarães disse...

qual papel vc usou? testei com papel comum e ele não absorve bem a distress, as cores não se fundem.